sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"O lugar mais seguro da Terra"



”...onde as pessoas se conectam e se transformam para sempre”

(Por AlexBerestinas)



Larry Crabb, reconhecido como terapeuta cristão, é bem conhecido de muitos leitores interessados sobre o tema de Aconselhamento, atua há mais de 25 anos como psicoterapeuta e possui doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Illinois. Nos dias de hoje atua como professor da Christian University, no Colorado, além de professor adjunto do Regent College, em Vancouver, no Canadá. Escreveu diversos livros, alguns publicados em português, entre eles Conexão (Editora Mundo Cristão), O Lugar mais seguro da Terra (Editora Mundo Cristão), De dentro para fora (Editora Betânia) e O silêncio de Adão (Editora Sepal). Ele e Raquel, sua mulher, vivem em Denver, no Estado do Colorado, Estados Unidos.

O presente livro, como o próprio nome já diz, trata sobre a comunidade cristã, o Lugar mais seguro da Terra, lugar aonde as pessoas podem se conectar e se transformarem para sempre. Lugar onde essa comunidade tem a capacidade de exercer uma função terapêutica, capaz de transformar a vida de muitos cristãos que estão longe de vivenciar as bênçãos da unidade do Corpo de Cristo.

Através de experiências vividas durante suas viagens, passeios e aconselhamentos, o autor nos convida a virarmos nossas cadeiras enfileiradas, arrumadas, onde nenhuma se toca, a deixarmos de olhar para as “lindas nucas” de nossos irmãos, sairmos da nossa zona de conforto, do estado de dormência e torpor que permanecemos durante anos, para derramarmos a nossa vida na vida de outras pessoas que necessitam ser aceitas, e necessitam conhecer a transformação que ocorre quando os Filhos de Deus resolvem deixar de lados suas vidas egoístas, individualistas, e se voltam ao Espírito de Deus e andam no caminho estreito, trilhado por aqueles que entendem e celebram sua total dependência de Deus e dos outros, permanecendo firmes em Espírito e em Verdade.

Larry Crabb tenta mostrar e nos dar imagens claras e brilhantes do único caminho que leva a vida, que desencadeia à verdadeira comunidade espiritual, do local mais seguro da Terra, onde as almas aflitas podem se conectar e serem transformadas pelo poder do Espírito para sempre.

Muitas experiências vividas por Crabb, com sua esposa, como crises pessoais, momentos com amigos e irmãos em Cristo, depois de refletir sobre a aflição humana e sua importância, o autor, mesmo sendo psicoterapeuta, relata em toda a sua obra o grande significado da comunidade espiritual, enfatizando em muitos momentos que não haveria psicólogos, não haveria tratamentos para muitos problemas e distúrbios da alma se houvesse mais e verdadeiros amigos de alma dentro das comunidades cristãs.

O livro é dividido em três partes. A primeira intitulada como “Uma maneira de considerar a comunidade espiritual”, ele comenta e descreve a comunidade espiritual, como essa comunhão pode ser vivida, quais seus benefícios que deixam os não-cristãos curiosos e querendo experimentar desse presente, dessa dádiva. A segunda, nomeada “Uma maneira de compreender nossos problemas”, o autor nos auxilia a uma compreensão da importância dos amigos e orientadores espirituais nos momentos de dificuldades e lutas. A terceira parte identificada por “Uma maneira de se relacionar neste mundo”, define uma maneira mais prática de nos expormos a outras pessoas no mundo em que vivemos. Para um melhor aprofundamento em relação ao assunto o autor nos apresenta no final do livro, um capítulo relacionado a cada tema estudado e comentado, para momentos de reflexão e discussão com um grupo.

Compartilhar de uma comunidade espiritual não será fácil. Não é cômodo e agradável reconhecer nossa condição de aflitos, nossa confusão quanto às muitas questões que vivenciamos, mas será de grande valia acolhê-la com sabedoria em nossa caminhada, rumo à verdadeira estatura de co-herdeiros de Cristo. Muitas vezes a decepção baterá a nossa porta. O cristianismo não nos promete somente felicidade, mas a dor e o sofrimento certamente virão para nos provar e nos moldar para sermos verdadeiros amigos de alma, conselheiros e amigos espirituais.

A comunidade clama por pessoas que abram seus corações, que não coloquem para debaixo do tapete suas deformidades morais, mas a revelam em seus piores momentos, com desejo de serem aceitos e mudarem de rumo, de alvo.

É maravilhoso o momento em que o autor praticamente sonha por uma maior presença de “Armandos”. Armando, um menino de oito anos, bem pequeno para sua idade, que não andava, com certa deficiência mental, nem falava, fora abandonado e vivia em um orfanato. Menino que através de seus olhos, alegria e empolgação despertaram em um bispo, que são normalmente homens muito ocupados e pelas dificuldades se retraem manifestando mecanismos de defesa, algo que esse líder religioso nunca havia experimentado. Normalmente Armandos nos despertam à vida, por serem simplesmente o que são, abrem em nós o poço de água viva que está oculto dentro do nosso coração.

Larry Crab nos convida a colocarmos nosso “Armando” na vitrine, que apesar de frágil e fraco passa uma total segurança, sem essa tranqüilidade de espírito não confessamos e outros não confessariam suas aflições e anseios, podemos até forjar aflições e sentimentos, mas não há transformação. Assim, com certeza uma comunidade será formada, mas não será espiritual, viveremos como temos vivido hoje, em comunidades sociabilizadas, somente cooperando uns com os outros em objetivos comuns, pedindo conselhos nos momentos de dificuldades e arranjando fórmulas práticas que serão dadas para o momento e instantâneo prazer. Mas ainda seremos uma comunidade não espiritual, cheias de conflitos não resolvidos, numerosos e largos como o mar, mas rasos na profundidade de um pires.

Relacionamentos verdadeiros, ricos em profundidade com um oceano, coesos e dinâmicos como uma barreira de coral, só podem ser formados, para Larry, por pequenos grupos, sendo levados a voltarem suas cadeiras uns para os outros, conseguem se conhecer verdadeiramente, se facilita a conhecer as mazelas uns dos outros, aprender a viver em conjunto, em união, rumo à dinâmica que Jesus nos ensinou.

Larry nos mostra seu ponto de vista para entendermos o significado destes problemas e situações dentro da comunidade cristã. Ele nos remete a pensarmos em dois recintos, um deles é onde Jesus e o Pai fazem morada (Jo 14:23) e o outro é onde nosso egoísmo, nossos desejos carnais habitam, respectivamente chamados pelo autor de Recinto Superior e Recinto Inferior. Neles há diferença de estrutura, de mobílias, de iluminação.

O Inferior, recinto muito iluminado, no qual tenho a maior tendência de passar meu tempo, é mobiliado pela paixão ao ego, ao controle, pelas experiências prazerosas, nomeadas como “vida” e dolorosas, nomeadas como “morte” e a paixão por realizar coisas. O Superior mobiliado por uma paixão por adorar, por confiar, por crescer, por obedecer ao Espírito, por acreditar na verdadeira identidade que o Pai nos da.
Para o autor esta é a grande dificuldade, mas em contrapartida o grande benefício, de nos mantermos constantemente no “Piso Superior”, que nos remeterá a momentos de crises presentes, de aflição e conflitos, mas que futuramente nos remeterá a uma glória sem igual, nos tornará pessoas aflitas, mas completamente seguras do nosso valor, daquilo que somos perante o nosso Senhor Jesus, de Sua aliança e promessas feitas para Seu povo.

Larry Crabb nesse maravilhoso e intrigante livro, com uma linguagem simples e didática nos convida a fazermos parte dessa comunidade, a invertermos a ordem do mundo, a expormos as dificuldades, os medos, mergulharmos no mundo problemático e difícil dos relacionamentos, admitir nosso fracasso, identificar as tensões, explorar nossas falhas, a não sermos simples gerentes de nossa vida, mas sim verdadeiros místicos, no sentido espiritual.

Nosso Senhor Jesus orou para que nos tornássemos um, como Ele e o Pai são um, não há como esperar, já é tempo de edificar a igreja, uma comunidade de pessoas que se refugiam em Deus e encorajam umas às outras a não fugirem em busca de outro socorro, uma comunidade de amigos que sabem que a única maneira de viver neste mundo é se dedicando à vida espiritual.

Que o nosso Senhor nos ajude a alcançarmos nossos pisos superiores...

”...onde as pessoas se conectam e se transformam para sempre”



“Como o Ferro afia um Ferro, assim o homem ao seu amigo.”
Provérbio 27:17


Um comentário:

Alexandre O. Silva disse...

Pela sua descrição parece ser um ótimo livro! Me faz lembrar um pouco do livro "Jesus o maior psicólogo do mundo" recomendo este também! Um abraço