quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

10 motivos do porque eu odeio a igreja institucional | Editora Ultimato

Segue abaixo um e-mail que recebi de uma pessoa que amo muito e não tenho como não considerar e relevar seus comentários, além de ser um assunto por demais relevante.

Faço dele minhas palavras e como ele, entendo da importância de buscarmos sabedoria para lidarmos com a situação, que é muito complicada. Acredito também, que certos comentários possuem mais força e validade quando dito por pessoas que dão a vida pela igreja (independente qual delas venha a sua mente), também acho que o autor foi infeliz quanto a palavra "odeio", entendo a sua indignação e participo dela, mas acredito que outra palavra seria mais adequada.

Quanto ao mais, que todos nós possamos ter em mente que a ação da igreja parte da soma das ações de todos que dela participam. Está infeliz com algo? Saiba que sua oração e ação é a maior diferença que você poder fazer, e assim, ser exemplo.

Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de todos nós!

AlexBerestinas

--
E-mail:

Link:
http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/10-motivos-do-porque-eu-odeio-a-igreja-institucional#.Tt-xmc5GqIs.email

O pior é que concordo com o que o autor do texto escreve!!!!

É duro dizer o que acabo de dizer, mas é a realidade...Mas também, não conseguiria deixar a igreja local!

Creio profundamente que o que o autor escreveu é verdade e deve ser analisado com cuidado por todos e não simplesmente ignorado como alguns fizeram com o texto nos comentários.

A igreja deve ser mais participativa e comunitária e menos institucional, profissional e corporativa... Antes de serem uma instituição são grupos de pessoas que se amam e convivem conjuntamente e participam da vida um dos outros... A igreja deve ser também como uma estalagem para descanso e refrigério dos viajantes da vida cristã, daqueles que caminham lado a lado e se sustentam mutuamente, que constroem as experiências diárias...

Acredito na igreja (tida como local ou institucional) e na igreja "invisível", mas além de acreditar nelas acredito que nós cristãos precisamos resignificar (uma palavra que ouvi novamente estes dias) o conceito e a prática do que é ser igreja!


Um comentário:

Alexandre O. Silva disse...

Querido irmão!

Sem duvida são palavras fortes e infelizmente verdadeiras, concordo com todas as 10 colocações, mas trocaria apenas a palavra "Eu odeio" por "Eu me envergonho pela" pois querendo ou não eu também faço pate desta igreja instituição cheia de erros. E a mudança é clara, deve ser iniciada por min "eu".

Um abraço irmão!
Fique com Deus.